sexta-feira, 12 de novembro de 2010

De Olho na Moda

 

 Fashionistas de plantão meu nome é Marcelo Melo, estudante de publicidade e fotógrafo, sou responsável pelas mídias sociais como o Twitter e Orkut, além do novo quadro “De Olho na Moda” um entretenimento mais visual com fotografias, dicas, vídeos e etc.





 Regra dos Terços



Tirar fotos não é tão simples como parece, hoje com o avanço da tecnologia digital é raro alguém não possuir uma câmera, porém a fotografia vai muito além de simplesmente apertar um botão, “Fotografia é uma arte e é assim que deve ser encarada”... Se você gosta de ter sempre em mãos uma máquina fotográfica ai vai uma dica fundamental para registrar seus melhores momentos:
 “A composição deve ser uma de nossas preocupações constantes, até nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e então, devemos ceder lugar à sensibilidade...” (Henri Cartier-Bresson)
Pense rápido: Você vai fotografar uma bela árvore, onde deve colocá-la, no centro da foto para dar maior destaque, certo?...
Quando fotografamos temos a mania de deixar o indivíduo ao centro da foto, o que por sinal não é “errado”, porém torna clichê e muitas vezes deixam uma imagem feia, acredite um simples enquadramento pode salvar uma foto, para criar uma composição mais proporcional basta deslocar a pessoa para um dos lados da foto, o que significa utilizar a regra dos terços. Mas o que é a regra dos terços?????
Regra dos Terços é uma técnica utilizada para obter melhores resultados.
Enquanto olha o visor de sua câmera, imagine linhas dividindo a imagem em terços, tanto horizontal como vertical, dividindo a imagem em nove blocos iguais. Enquadre o objeto em um dos pontos de intersecção em vez de centralizar no visor e click... Mudar e não fazer o que automaticamente nos vem à mente irá gerar uma boa fotografia, ou pelo menos diferente, e esse é o primeiro passo para uma boa imagem: não cair no comum.

Entendeu a regra dos terços? Veja a imagem abaixo que fica mais fácil!


A opção de quais pontos deve utilizar, depende muito do fotógrafo, porém aí vão umas regrinhas básicas:
Regra dos Terços: Em paisagens utilize as linhas horizontais para posicionar o horizonte ou o local de encontro da água com o solo em fotos de rio, mar, etc. (Não é legal centralizar essas linhas)
 
Regra dos Terços: Em fotografias de pessoas utilize as linhas horizontais para posicionar os olhos, ou em grupos de pessoas para posicionar as cabeças.

Regra dos Terços: As linhas verticais para posicionar objetos como árvores, cachoeiras, elementos de arquitetura ou uma única pessoa com uma paisagem de fundo.


Regra dos Terços: Quebre a regra, afinal elas foram feitas para serem quebradas, porém lembre-se de praticar afinal cerca de 80% das vezes a regra dos terços proporcionará um melhor enquadramento e um resultado melhor para a sua foto, mas lembre-se do básico: Fotografia é Arte!






10 comentários:

Alisson Barros disse...

Bem informativo e com uma linguagem muito boa.

Irei aprender fotografia por esse post, rsrs...

Agora já sei o que é regra dos terços.

Gostei bastante!

*Dannys disse...

Adorei o post...super interessante..parabéns!
;)

*Dannys disse...

;)

Leite !! disse...

Adorei todas as dicas, já copiei e vou começar a usar!..uhuu.
Arrasou.
bjux...;)

Alex Abreu disse...

Eu sempre soube que fotografar não é simplesmente, apertar o botão. Porém não sabia que existia todo uma construção de pontos verticais e horizontais. Muito legal! Realmente se agente forçar um pouco a cuca sempre sai coisas boas, não é diferente na fotografia. Show Marcelo.

ótima dica :D

Anônimo disse...

Eu agora vou imaginar essas linhas aí.. ;D
Legal, não sabia! =**
Mari

M.S.M disse...

Gente nem sei o que dizer...Mas obrigado pelos comentários, espero que tenham aprendido alguma coisa, afinal Zipperti é Moda e Conteúdo!
E é só o começo, aguardem...

Aldeã, disse...

Simplesmente amei as dicas!!!
Bjs
http://charminhodaldeia.blogspot.com/

LADY D. A. disse...

Obrigada pelaz explicações, muito úteis

Anônimo disse...

Talvez você deveria fazer um blog sobre fotografias! Nada a vêr com moda!