segunda-feira, 22 de novembro de 2010

De Olho na Moda

Marcelo Melo


Bom, hoje eu vou falar um pouco do ramo que sou fascinado que é a Fotografia de Moda, vou mostrar um pouco do meu trabalho, a pedido de alguns amigos!

Fotografia de moda

Esse é, com certeza, o ramo mais badalado, cheio de glamour, porém um dos mais complexos, pois o fotógrafo nunca está sozinho, com ele está um modelo, um maquiador, um produtor, um stylist, um assistente etc.
Por isso para trabalhar assim só gostando de trabalhar em equipe, além do mais, tem que ser versátil para fotografar tanto em estúdio quanto em externas (uma das minhas preferidas).
Com relação à linguagem, deve tá antenado, ler bastante, assistir filmes, teatro, ouvir boa música e ser bem informado sobre as tendências da moda, o que confere maior segurança ao profissional e criatividade no trabalho.

Em moda, há diversas possibilidades, vamos falar de algumas:

Book e Composit – Aqueles que sonham em ser modelo vão precisar disso, pois para se apresentarem no mercado, os modelos usam um currículo diferente: uma espécie de álbum, o tão chamado book (portfólio). Nele, deve retratar a beleza e a versatilidade do modelo, com fotos de rosto e corpo, variando as poses, os tipos de iluminação, os fundos, as expressões e os ambientes.

Editorial – Em um editorial, o fotógrafo de moda mostra o seu trabalho e o seu estilo, aí entra a criatividade. Os editorias são abordam temas relacionados às tendências do mercado fashion, uma história ou um conceito. Geralmente, “quase sempre”, não é remunerado, mas atrai a atenção das confecções e dos lojistas para futuras contratações de serviços, além disso é uma das melhor formas de comunicar a nossa arte.

Fotografia Comercial ou Catálogo – Os fabricantes do segmento de moda precisam que suas linhas de produtos e sua imagem sejam vinculadas a atitudes e tendências de determinados grupos. Nesse caso, as fotos de um catálogo devem, além de mostrar os produtos em si,abranger todo esse universo.

Segue algumas de minhas fotos e abaixo veremos mais umas dicas!















Agora vamos ás dicas:
  • Conheça o local onde vai fotografar antes, para não ter imprevistos
  • Conversar antes com a modelo e veja seus trabalhos passados;
  • Não improvise na maquiagem saiba o que quer e qual resultado terá fotografando; Melhor horário para moda é até as 10:00 da manhã e após as 15:00
  • Porém a melhor pele é pela manhã, pois quando acordamos nossa pele está hidratada e pronta para ser maquiada;
  • Para book, o fundo deve ser simples, para que não chame mais atenção do que o modelo.
  • Coloque uma música
  • Busque locais onde o modelo se sinta a vontade
  • Melhores lentes são: 100mm / 85mm / 70-200mm
  • Lembre-se mais uma vez, o importante é praticar e não qual equipamento usar!

Um comentário:

LADY D. A. disse...

/Obrigada pelas dicas