segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Compressa Fria ou Quente?

Quando sofremos alguma contusão nossa idéia inicial é imediatamente colocar uma compressa para barrar o efeito dolorido que se encontra no local lesionado. O que ocorre com freqüência é a utilização dessa compressa para fins errados. Como assim?


Fonte: Google Imagens


Existe uma grande diferença do que faz bem e do que nos deixa bem, partindo dessa idéia o Ter Saúde está na Moda hoje irá desmistificar alguns conceitos que ainda confundem os leitores, como:

 “Qual compressa utilizar?”
A compressa fria é indicada em entorses, tendinites, estiramentos, contusões, bursites, entre outros. Sua ação é real no controle da formação de inchaço devido o seu efeito vasoconstritor, ou seja, redução do calibre dos vasos sanguíneos, caracterizando a diminuição de fluxo sanguíneo que passa pelo local da lesão, gerando redução da dor.

A compressa quente tem suas indicações basicamente iguais a da fria, o que irá mudar é a fase de aplicação e o objetivo de tratamento, projetando um maior aporte sanguíneo no local da lesão e promovendo o reparo e cicatrização do tecido lesionado. As compressas são usadas em casos de alteração de sensibilidade, cólicas, dores musculares e nas juntas, cânceres, infecções internas, entre outras.


Fonte: Google Imagens


“Como usar?"
A aplicação da compressa fria deve ser feita assim que ocorrer a lesão e até uma ou duas semanas depois, com o intuito de reduzir os efeitos da inflamação.  Ela pode ser feita com bolsa de gelo, imersão em água fria, entre outros. A aplicação deve ser feita de 20 a 30 minutos de duas a três vezes por dia, com intervalo de 1 hora, no mínimo.

A aplicação da compressa quente é aplicada após a segunda semana, podem ser feitas de três a quatro vezes por dia, entre 20 e 30 minutos, pondo um intervalo de 1 hora a cada aplicação.  Caso não tenha uma compressa em casa, umedeça um pano e à medida que ele esfrie, molhe-o novamente até fazer o tempo recomendado.


Fonte: Google Imagens


Conselho: Nunca durma com a compressa;
                 Evite ultrapassar o tempo indicado!

Abs Saudáveis

Nenhum comentário: