sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Obturador

Obturador é aquele que regula o TEMPO de duração em que a fotografia será exposta, o obturador é um dispositivo mecânico que abre e fecha, uma espécie de cortina, que quando acionado ele se abre para a luz sensibilizar a película fotográfica ou o sensor digital CCD/CMOS e formar a imagem.
A luz incidirá juntamente com o Diafragma como vimos no post anterior, o obturador compõe o sistema de exposição da câmera, expõe durante certo tempo e com certa intensidade ao ser fotografado.

Entender a velocidade do obturador e como ele funciona é vital quando se deseja uma imagem nítida ou tremida, escura ou clara. Quanto mais tempo o obturador ficar aberto, mais tremido ficará o objeto, tanto em função do movimento do objeto, como por qualquer tremor do fotógrafo. Quanto mais tempo, mais clara será a imagem!


Vejamos a escala de velocidades presente em algumas câmeras:
1/8000, 1/4000, 1/2000, 1/,500, 1/250, 1/125, 1/60, 1/30, 1/8, 1/4, 1/2, 1s, 2s, 4s, 8s, etc.


A velocidade do obturado é utilizada sempre em conjunto com o diafragma. Se quisermos congelar uma imagem em movimento, devemos utilizar uma velocidade alta, acima de 1/250, sendo assim teremos que regular a quantidade correta de luz pelo diafragma.
Mas o mais importante é praticar!


Velocidade Baixa, Longa Duração!

Efeito Véu de Noiva - Velocidade Baixa

Para esportes o ideal é uma Velocidade Alta

Velocidade Alta



2 comentários:

Look book estilosas disse...

Estou com um blog novo
http://rosto-corpo.blogspot.com
Espero sua visita.
bj
Jane

Eduardo Valente disse...

Senhor Marcelo Melo, sugiro que ao utilizar a foto de alguém o senhor coloque o devido crédito, pois a terceira imagem é minha e não vejo o crédito da mesma.
Peço para que retire do seu artigo, pois não foi pedido autorização para publica-lá!