segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O que é mesmo Pilates?

Ultimamente muitas técnicas e conceitos que auxiliam a saúde das pessoas estão surgindo, graças a Deus, mas o que geralmente ocorre em decorrência de inúmeros métodos de tratamento que aparecem no mercado é a falta de conhecimento dos consumidores do produto, sendo este o maior problema da sociedade, somos engolidos pelos padrões e ideais sem ao menos identificarmos os benefícios e as contra-indicações.
Hoje falaremos sobre um método de tratamento bastante conhecido e de grandes benefícios para os praticantes, Pilates. Teremos então um breve e complementar bate-papo sobre o assunto.


Fonte Google Imagens


Esse método foi elaborado por Joseph H. Pilates em 1920, tendo diversas influências da yoga, artes marciais, budismo, entre outros. O praticante de Pilates deve ter como princípios para essa atividade física a respiração de modo rítmico e controlado, concentração das atividades realizadas, controle do corpo e da mente, alinhamento postural, centralização e integração de movimentos.
Busca-se entender pelos futuros e atuais praticantes quais benefícios podem ser alcançados em decorrência da atividade. Podemos citar alguns que estão diretamente relacionados com o que tanto se fala na mídia, como músculos firmes, fortes e alongados, ótima postura, articulações mais saudáveis, melhor capacidade de respiração e maior tolerância ao stress, calma, continuem com a leitura e após o término corram para um local adequado para vivenciar o Pilates.
 
Fonte Google Imagens

A cada sessão realizada são utilizados diversos aparelhos, cada um com um objetivo específico. Muito diferente dos exercícios que precisam ser realizados com várias repetições, o Pilates propõe menos repetições e movimentos precisos, aliados a uma respiração coordenada. E para quem não gosta de realizar atividades em locais agitados, o Pilates é sua melhor escolha, afinal é realizado em um ambiente calmo, geralmente com música ambiente, entre outros critérios que priorizam instantes de tranqüilidade e relaxamento do corpo e da mente, não deixando de ser algo que necessita de ações ativas dos praticantes. Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de qualquer idade.  


Fonte Google Imagens

Visualizando os benefícios do método, deixo a dica de procurarem um local com estrutura e profissionais capacitados. Geralmente os profissionais fazem a 1ª aula grátis, então agora após nosso papo, espero que busquem melhorias para o corpo e a mente, utilizando ou não o Pilates.

Abs Saudáveis,








Um comentário:

. disse...

Oiiiê..

Vim conhecer o blog e adoreiii, claro que estou seguindoo!! Já fiz pilates uma vez e adorava, mas como tive de mudar agora é só acadêmia, mas sinto uma falta!!kkk

Bjão.. Vem me visitar!
natyfigueiredo.com