domingo, 13 de fevereiro de 2011

Fotografia + moda = arte!

Olá queridos leitores! Vamos dar as boas vindas a nossa nova tag: # NA PASSARELA! 

Quando assistimos a um desfile nos deparamos com todo aquele luxo de looks desfilados em lindas modelos nas passarelas. O que nem sempre paramos para pensar são naqueles profissionais que estão por trás de tudo isso, se esforçando para que chegue tudo bonitinho até nós. Verdade?!

Por isso, o Zipperti veio mostrar o rostinho de quem faz com que tudo isso se torne realidade. Através de um pequeno bate papo vocês conhecerão talentos incríveis da nossa terra que estão sempre por aí, cheios de energia, deixando sua marca e fazendo história por meio de suas habilidades. Vale a pena conhecer essa galera, né gente?
Ps.: O post está um pouquinho extenso, sorry, mas vocês não irão se arrepender de acompanhar até o final. :D


Estrelando o #NA PASSARELA de hoje, através de uma entrevista feita por Igor Mariano Sousa Sales, apresentamos Ianara Santana, 23 anos, Fotógrafa, residente em Fortaleza/CE. Suas grandes paixões são a fotografia, moda e as artes em geral. Ela sonha com estabilidade financeira, além de viajar pelo mundo fotografando, entre muitos outros sonhos de uma 'mente sonhadora', e a frase da sua vida é: “Aponta pra fé e rema.” Bem inspirador hein?!



Ianara, qual sua relação com a moda?

Foto: Ianara Santana
Moda está na veia, desde criança me interessei por moda, eu não aceitava que minhas barbies vestissem coisas bregas, eu mesma costurava à mão as roupinhas (ao meu ver) estilosas. :D Inclusive eu guardo isso comigo até hoje, só que em vez de costurar, mando fazer minhas próprias roupas (não sempre). Mas eu gosto da moda como maneira de expressão e eu gosto que a roupa tenha a minha cara, meu toque, tecido (botões e etc) escolhidos por mim. Além disso eu sou viciada em blogs de moda, fascinada pelo mundo da moda. Tenho um pé moda  e um pé no social, mas ainda não decidi qual o lado mais forte. Hoje em dia fotógrafo eventos sociais, casamentos, aniversários, (bastante) Book/Ensaios em geral. Mas pretendo ingressar ainda mais na fotografia de moda. 

 Você tem alguma inspiração ou ícone profissonal? Qual?

Sim, existem vários. Mas eu gosto de valorizar o que é nosso, e existem fotógrafos de moda excelentes por aqui: Léo Andrade, Caio Ferreira entre outros. Gosto de ver bons trabalhos, servem de inspiração. Tem um (daqui também) que gosto muito, ele faz social, fotografia de casamento: Fábio Meireles, vale a pena conferir o trabalho dele, é lindo. 

O que te levou a querer trabalhar nessa área? Como tudo começou?

Foto: Ianara Santana
Sempre gostei de fotografia e comecei mais por hobbie mesmo. Fui me apaixonando pela arte, um dia vi que aquilo era realmente o que eu queria e aos poucos fui me dedicando. Quando me dei conta já estava na profissão.

Dos trabalhos que você realizou, qual o seu favorito e por quê?


Foi um que fiz em uma sucata, um “ferro velho”. Foi a minha primeira experiência em fotografia de moda, tive grandes auxílios para realizar esse trabalho, como a de um maquiador que deixou as modelos bem no estilo apropriado para o ensaio, as amigas modelos, que disponibilizaram o seu tempo para contribuir com esse trabalho e amigos estudantes do curso de design de moda. Essas foram muito importantes para o meu trabalho, pois foram essenciais na composição do meu portfólio, nunca tinha experimentado algo tão diferente. Em consequência disso, algumas portas se abriram e também aprendi muito.




"Do lixo ao luxo." Fotos: Ianara Santana

O que não pode faltar no seu closet? E o que você não pode deixar de usar na hora de sair?

Vestido: Coliseum; 
Sandália: Feirinha da Beira Mar; 
Bolsa: Riachuelo;
Colar e brincos: Frikotes 
Jamais pode faltar um blazer, eles são essenciais para o meu trabalho. E para o dia a dia maxi dresses, SEMPRE!! Rasteira, sapatilha e tênis também não podem faltar, por conta da correria do meu dia, procuro sempre estar com os pés confortáveis.  Como também não consigo sair de casa sem bolsa e lápis de olho, e mousse no cabelo. Esses são elementos chaves na composição do meu look básico. 

Como define seu estilo?

Acredito que tenho estilo próprio, é mais ou menos uma mistura. Uso o que acho bonito, o que converse melhor com o meu corpo. Mas eu sou bastante básica, gosto de estar bem com meu corpo, confortável e claro, dentro da moda. 

Você acessa o Zipperti? Qual sua opinião a respeito? 

Sim, todos os dias. Gosto bastante, principalmente das dicas e do Experimentando. E ainda estou esperando aquele meu pedido de postagem (risos).



Qual o segredo para quem está ingressando na carreira de fotógrafo?

Acima de tudo humildade e muito, muito estudo. O profissional, seja qual for a área, deve estar sempre se renovando. Eu indico um blog de fotografia que ajuda muito a desvendar alguns mistérios do mundo da fotografia para quem está começando, que é o Fotografe uma idéia.



Para finalizar, o que é moda para você?
Moda é uma forma de expressão, moda é pura comunicação. 






Esta é Ianara Santana. Para quem se interessou pelo seu trabalho, não perca tempo, entre em contato com ela e agende seu book:  
ianarasantana@hotmail.com
ianarafotografia@hotmail.com
(85) 8888 6210


Mais um pouquinho do trabalho de Ianara:


Ela também já me fotografou... #Risonhos!

O que acharam desse talento? Quero saber tudo nos comentários, hein! E se você quiser participar também, mostrar suas idéias e um pouquinho do que sabe fazer, envie um email para nós (zipperti@hotmail.com) e desfile #NA PASSARELA do ZPT.



Beijos de novos talentos,


2 comentários:

Ianara Santana disse...

Ficou enooooorme, mas lindo *.*
Amei talita, obrigada mesmo pelo espaço.
=*

AllanJr disse...

Muito bom, não entendo nada de moda mas esse espaço para valorizar talentos regionais são ótimos canais de midia digital... Parabéns pelo blog. E claro Ianara que é uma ótima profissional foi ótima para iniciar esse post.