segunda-feira, 28 de março de 2011

O que é mesmo Rinite?

Iniciando nosso papo de uma forma mais técnica, a Rinite é uma inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal, podendo se manifestar através de vírus e bactérias. Geralmente se apresenta em quadros alérgicos, decorrentes de poeiras, fumaça, entre outros. O sintoma mais comum da rinite, o escorrimento nasal, tem como fator primordial à inflamação da mucosa.
A rinite pode ou não ser por fator alérgico, sabendo disso, o que observamos são casos decorrentes de fatores puramente alérgicos, mas sem uma constatação médica. 

Fonte Google Imagens
Não há delimitados em gráficos quem é mais susceptível a esse quadro inflamatórios, tanto adultos quanto crianças estão vulneráveis. Devido a presença de vários sinais clínicos, a Rinite acaba sendo confundida com Sinusite. Mas atenção aos sinais, que são espirros repetidos, especialmente pela manhã; Coceira, escorrimento e obstrução do nariz e dores de cabeça. As mudanças de temperatura são os principais vilões de quem tem Rinite.

Fonte Google Imagens

Partindo da dúvida “isso é contagioso?”, seguimos com a resposta, “Não, não é contagioso”. A única forma de transmissão é de pai para filho, durante a formação embrionária.
Posso afirmar que a Rinite, na maioria das vezes, tem cura, agora vale salientar a importância de manter o controle através do uso de medicamentos prescritos pelo médico.
A melhor maneira para tratá-la é inicialmente cuidando da sua casa, eliminando todos os agentes agressivos, então “é melhor prevenir do que remediar”.
Existem exames para diagnosticar a Rinite, partindo de uma avaliação inicial realizada pelo médico especialista, sendo indicado à realização do teste de pele. Desta forma, conseguirá se delimitar os fatores geradores.

Fonte Google Imagens
Seu quarto é o local mais agressivo à sua saúde, geralmente passamos 8 horas por dia nele, então cuidemos do nosso espaço, desta forma tomemos cuidado com todos os objetos que colocamos dentro dele.

Dica: "Cuide bem do seu nariz", ele está sempre em contato com o meio externo e além de suas funções de respiração, olfativa, filtrar, umedecer o ar que entra.

Quero agradecer aos nossos seguidores, pelas dicas, afinal o Ter Saúde está na Moda tem o objetivo de informar e produzir conhecimento.


Abs Saudáveis

Um comentário:

Alex Abreu disse...

Hm, vou fazer uma faxina no meu quarto agora KKKKK. Eu não sabia disso, que era uma doença hereditária, interessante :D