segunda-feira, 11 de abril de 2011

Óculos pirata, ter ou não ter?

O papo de hoje é sobre óculos, mas não se trata de um simples conselho e sim, uma alerta.
Além de prevenir, proteger, cuidar e por fim tratar, em alguns casos, os óculos de grau e esporte estão na lista de produtos mais vendidos do país, sendo estes classificados de origem duvidosa ou não. Pronto, cheguei onde gostaria de começar...

Vale lembrar que o uso dos óculos “piratas” causa muitos problemas à visão, então, embora a necessidade de comprar esses produtos seja grande, não compre, existem estudos que mostram que nossos olhos nus fazem as proteções necessárias, não necessitamos de objetos que os prejudiquem.


O fato é nessas lentes encontramos apenas uma pintura, geralmente preta ou marrom, que transmitem às pupilas uma idéia de proteção falsa, projetando a sensação de que elas podem relaxar, afinal, tem uma lente que irá protegê-las, deixando-as dessa forma diretamente expostas aos raios solares nocivos à saúde dos nossos olhos. Tudo isso pode gerar vermelhidão nos olhos, cansaço visual, dores de cabeça, entre outros malefícios que são causados pelo uso de produtos “falsos”. Fatores esses que acarretam problemas sérios, como a catarata e, projetando-se futuramente com o uso continuo desses produtos, a cegueira.

O principal fator que me trouxe a esse assunto é o mesmo que me leva a pensar que a moda precisa ser ajustada ao nosso dia-a-dia, com bastante cautela e responsabilidade, pois não adianta nada representar um “status” falso, se, no final, o problema irá ser mais grave do que se imagina.


Então surgiu a idéia de fazer essa alerta de forma que pudesse direcionar à uma compra de qualidade, afinal o grande mal dos consumidores de produtos dessa origem é a facilidade, que engloba também a questão financeira e a praticidade, representada no quesito “se quebrar, foi barato mesmo”. Então, para não dizer que o Zipperti não se importa com vocês, abaixo seguem alguns cuidados que devem existir na hora da aquisição de óculos em geral:

- Observe se o material é de boa qualidade;
- Os óculos escuros devem obrigatoriamente ter lentes com proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB);
- Verifique se a lente tem uniformidades de reflexos (para testar, olhe o reflexo de uma lâmpada fluorescente, se ocorrer esse reflexo, verifique se a imagem da lâmpada não se distorce);
Prefira adquirir o produto em óticas confiáveis, que forneçam garantia sobre o produto.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde e Sociedade Brasileira de Oftalmologia


Abs Saudáveis,

Um comentário:

/baby belchior; disse...

eu prefiro comprar os originais viu, apesar de vc pagar bem mais cara, tem uma qualidade bem mais alta, duram bem mais, e só por custarem mais caro, a gente tem bem mais cuidado.

BESOS.
http://babybelchior.blogspot.com