segunda-feira, 16 de maio de 2011

O que é mesmo Ginástica Laboral?

Após uma semana corrida e de grandes esforços na faculdade, aqui estou. O assunto de hoje será sobre Ginástica Laboral, [ã?] Pois bem, esse nosso assunto vem de paralelo a um trabalho que irei apresentar na faculdade sobre Saúde do Trabalhador, “Mas o que o ZPT tem a ver com isso?”. Tudo!
Essa nova invenção, que de nova não tem nada, afinal seus primeiros registros foram feitos em 1926, mas aqui no Brasil o boooom dessa atividade está se manifestando apenas agora, tem como padrão inicial a execução de exercícios físicos no ambiente de trabalho, buscando a diminuição dos acentuados níveis de profissionais com doenças que decorrem das atividades realizadas repetidamente durante expediente de trabalho.


A realização desses movimentos auxiliam na ativação da circulação, o sistema muscular e ósseo, dentre as outras estruturas que sofrem com o sedentarismo que acomete a maioria dos adultos do século XXI.
A Ginástica Laboral satisfaz todos os interessados, sendo eles os trabalhadores que se beneficiam das ações contra o estresse, sedentarismo, depressão, ansiedade e doenças provenientes do trabalho. Projeta também a sensação de bem estar e satisfação ao final de expediente, partindo com o mesmo interesse a empresa, que se faz beneficiada com o aumento da produção de seus funcionários, menos risco de doenças, além de profissionais empolgados e “saudáveis”.



São realizadas técnicas de alongamento, onde se produz a movimentação de várias partes do corpo, “como assim?” Se os seus funcionários realizam diariamente atividades de digitação, consequentemente sentirão alguns incômodos nas costas, mãos, cabeça, dores nas pernas, entre outros locais, desta forma o profissional que foi contratado para realizar a Ginástica na empresa propõe atividades que irão contrariar as ações realizadas diariamente. Essa série de exercícios e repetições no começo do expediente ou no decorrer do dia é chamada de Ginástica Preparatória ou Ginástica Compensatória. respectivamente.

Deixo aqui alguns vídeos que exemplificam essas atividades:






Abs Saudáveis

Nenhum comentário: