domingo, 5 de junho de 2011

. Papo sério sobre Varizes.

Inicialmente gostaria de pedir desculpas aos leitores, pela minha ausência aqui no ZPT, mas para me redimir desse curto espaço de tempo sem postar, hoje iremos falar sobre algo que tanto deixam preocupados e diretamente tristes os portadores de varizes.
Mas, para que não tem, continue com a leitura, afinal durante a nossa velhice podem acabar aparecendo às temidas vilãs, então é melhor ficar logo informado.
Varicosas ou comumente chamadas de Varizes são dilatações anormais das veias, tornado-as tortuosas e diretamente volumosas conforme o fluxo corrente que passa pelas mesmas.
Não existe uma associação direta de causalidade, sabe-se que a hereditariedade é um fator de grande relação ao aparecimento das varizes, sendo observadas em maior dimensão nos membros inferiores e em mulheres, na grande maioria das vezes. Constituem-se por fatores hormonais, podendo ser de origem gestacional, em casos de obesidade, entre outros 'não gosto de escrever "entre outros", mas realmente é'.
Para melhor explicar como transcorre o aparecimento das varizes, conto-vos que nossas veias possuem válvulas que direcionam a passagem do sangue, quando esse sangue não realiza seu percurso correto, o mesmo retorna e forma uma certa ‘poça’, gerando assim as varizes. Geralmente aparecem nas coxas, pernas e pés, tendo como sensações inicias o cansaço, a dor e o peso no membro.
Existem ações que evitam o aparecimento das varizes, sendo elas a prática de atividade física, o uso das meias compressivas, o controle hormonal, evitar ficar de pé ou sentada por muito tempo e o "ter alimentação balanceada de alimentos nutritivos e saudáveis".
Há uma condição que torna bastante favorável o aparecimento, a moda, aliada ao uso de cintas abdominais apertadas, dificultando o retorno correto do sangue ao coração. Não existe relação direta da depilação e do uso de salto alto com o aparecimento de varizes, isso constitui mais uma concepção do senso comum.
Um dos grandes riscos das varizes é o surgimento de trombos, coagulação do sangue, utilizando de um linguajar bem ralo ‘podendo esse trombo ‘subir’ para o pulmão e, desta forma, gerar uma embolia pulmonar, obstrução da passagem de sangue para o pulmão, assuntos para as próximas postagens...
 
A pergunta é “Existe tratamento?”. Sim, existe. Inicialmente como já falei o uso de meias compressivas produz grandes efeitos positivos no que refere ao retardo do aparecimento das varizes. Elas auxiliam comprimindo as veias, e com isso, efetuam uma ação conjunta com o organismo, impulsionando o sangue em direção ao coração. Mas, para melhor tratar, após diagnóstico feito por um Angiologista, existem a Escleroterapia e a utilização de Laser.
A Escleroterapia é um procedimento que utiliza de ações invasivas, o médico responsável, é injetado uma líquido chamado de esclerosante, através de pequenas agulhas, em cima das varizes, considerando que os efeitos desse líquidos são de provocar alterações nesse vasos, fazendo com que eles desapareçam.
O Laser vem sendo bastante utilizado em casos onde os aparecimentos das varizes estão em estados inicias. Sua ação constitui um efeito ‘aquecedor’ nos locais destinados, corrigindo as varizes pelo efeito gerado, segue uma imagem que melhor ilustra esse procedimento:
 

Dica: em casos de varizes, nunca se auto-mediquem.
Abs Saúdaveis

Nenhum comentário: