segunda-feira, 4 de julho de 2011

O que é mesmo Fibromialgia?

Após conviver com as dores decorrentes da Fibromialgia, doença que acomete a minha mãe, resolvi expor de uma forma clara aqui no Zipperti o que realmente é essa patologia.
A Fibromialgia caracteriza-se por dores musculares e tendinosas, difusa e em pontos específicos, conduzindo a um diagnóstico clínico, devido a observação desses sinais e sintomas dolorosos. É uma doença onde se observa dores generalizadas e acomete, na maioria dos casos, mulheres de 35 a 50 anos. Sua causalidade ainda é desconhecida, mas sabe-se que está intimamente ligada ao baixo nível de serotonina, estresse e tensões.
Alguns sintomas que se apresentam aliados a Fibromialgia são:
-Dor generalizada;
-Fadiga;
-Falta de disposição e energia;
-Alterações do sono;
-Síndrome do cólon irritável;
-Sensibilidade durante a micção;
-Cefaleia;
-Distúrbios emocionais e psicológicos.
Tanto para se obter um diagnóstico preciso ou mesmo por uma investigação “caseira”, existem pontos dolorosos que evidenciam a Fibromialgia. São esses: pescoço, ombros, costas, braços, quadril e pernas.
Sobre o tratamento, as adições de analgésicos e antiinflamatórios trazem efeitos positivos ao acometido, mas para a Fibromialgia necessita-se de outros cuidados, como: Atividade física, Massagens relaxantes, Acupuntura, Melhorar alimentação, Hábitos saudáveis e menos estressantes, entre outros fatores que visam o contentamento emocional, partindo do princípio que é uma doença extremamente relacionada ao estresse.
A Fibromialgia é uma doença que não desaparece totalmente, sempre haverá pontos dolorosos que irá ser relatado, concomitantemente com o tratamento nota-se uma melhora das dores e uma redução considerável dos agravos decorrente da doença, mas para isso é necessário um acompanhamento de vários profissionais, visando condições positivas para o paciente acometido, buscando qualidade de vida, sempre.

Abs Saudáveis

Nenhum comentário: