segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Danos causados por uso de tênis inadequado.

O consumo de determinados produtos, como o tênis, condensa um dos maiores pontos de vendas nas lojas especializadas, ou não, tanto pela estética, quando pelos benefícios causados pelos mesmos. Mas, o que muitos desconhecem são as ações reais do uso apropriado de tênis, cada um com o seu direcionamento, seja ele para corrida, adventure/trekking, Training, casual, entre todos os outros esportes que necessitam de um tênis específico à atividade.

É exatamente por esses descuidos na hora de comprar seu tênis, que muitas vezes, por falta de informação, que nós do ZPT resolvemos conversar sobre as consequências de uma compra errada.
O tênis casual, por exemplo, possui design diferente e cores e formas que agradam a todos, mas não devem ser utilizado para corridas, pois não possui estrutura que suporta esforços físicos e solos irregulares, como os tênis de Training.  

Agora porque esse conversa toda? 
Nosso corpo necessita de adaptações constantes e o centro de equilíbrio tem razões funcionais decorrentes da nossa pisada. Daí se tira a importância de usar calçados adequados. Acontece bastante nas academias, pessoas que utilizam tênis extremamente planos, como por exemplo, “toda estrela – traduz para nosso english”, sendo esse tipo de tênis erroneamente escolhido para essa atividade, remetendo danos à coluna. Justamente por falta de informação, ou até mesmo pelo alto custo que é comprar um tênis para cada atividade, optando assim por produtos de origem duvidosa, sendo estes os grandes preceptores de diversas lesões.

O tênis errado não assegura à flexibilidade, absorção e muito menos faz a distribuição do impacto durante as atividades, tornando as estruturas do corpo bastante vulneráveis a lesões e, possivelmente, traumatismos graves ao corpo.
A ação que deveria ser seguida por todos e só acontece com a minoria é, procurar um Ortopedista e seguir suas instruções precisas antes da compra do tênis. Afinal, a pisada de cada individuo é diferente, desmitificando mais uma vez que não existe “receita de bolo” para cuidados do nosso corpo.

A ideia inicial dessa postagem é alertar os adeptos do uso do tênis, que existe uma gama de atributos que devem ser seguidos por todos, durante a aquisição desse produto. Visando sempre o bem-estar e uma melhor qualidade de vida.

O grande erro das pessoas é comprar um tênis porque “é bonito” ou porque “está na moda”, por isso aqui estamos nós, profissionais, sofrendo por antecipação por vocês, tendo a real noção que com o passar dos anos, esses que optaram por esse tipo de produto estarão procurando a Fisioterapia para resolver problemas que se formam por uma decisão errada feita no passado.
                                                                                                                           
Então, procure saber se seu pé é plano, cavo, assimétrico ou se está nos padrões normais de pisada e saiba que cada atividade necessita de investimento financeiro.


Abs Saudáveis

Nenhum comentário: